TRABALHO
|
TÍTULO
|
AUTORES
|
T01
|
“A
PRODUÇÃO DE TEXTOS POR ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS COMO
SUBSIDIO PARA EDUCAÇÃO BÁSICA”
|
Maria
Cristina Pansera de Araújo, Mara Lisiane Tissot-Squalli
|
T02
|
“O
uso de animais não-humanos em exoerimentação laboratorial”
|
Tais
Lazzari Konflanz, Maria Francisca Ribas Avancini, Neusa Maria John
Scheid
|
T03
|
“Odiálogo
entre os documentos oficiais e um currículo da formação de
professores em ciências biológicas”
|
Patricia
Caldeira Tolentino, Ademir José Rosso
|
T04
|
“UMA
ANÁLISE SOBRE AS PERCEPÇÕES PRÉVIAS DE UM ACADÊMICO DO CURSO DE
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MEDIANTE O ESTÁGIO E A OPÇÃO PELA
LICENCIATURA”
|
Virginia
Iara de Andrade Maistro, Sergio de Mello Arruda
|
T05
|
“GÊNERO
FEMININO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO
CIENTÍFICA E MATEMÁTICA NO BRASIL”
|
Irinéa
de Lourdes Batista, Aszuen Tsuyako do Carmo Torejani, Bettina
Heerdt, Lucken Bueno Lucas, Maria Lúcia Corrêa, Vinícius Colussi
Bastos
|
T06
|
“SABERES
DOCENTES EM UM MODELO FORMATIVO ALTERNATIVO”
|
Giuliana
Gionna Olivi Paredes, Christiane Gioppo Marques da Cruz
|
T07
|
“FORMAÇÃO
CONTINUADA DE PROFESSORES - UM PROJETO PILOTO DE OBSERVAÇÃO DA
REALIDADE DE SÃO VICENTE DO SUL”
|
Geizon
Oliveira da Silveira, Daiane Valente Valente, Simone Medianeira
Franzin
|
T08
|
“ESTRUTURA
CURRICULAR DOS CURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – LICENCIATURA NO
ESTADO DO PARANÁ: DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS”
|
Pollyanna
Gracy Wronski, Celso Aparecido Polinarski,
|
T09
|
“UM
ENSAIO SOBRE CONCEPÇÕES EPISTEMOLÓGICAS DE PROFESSORES DE
CIÊNCIAS SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA E SUAS PRÁTICAS
PEDAGÓGICAS”
|
Igor
Antonio Costa, Ana Isabel Sobreiro, Fabiano Antunes
|
T10
|
“AS
PERCEPÇÕES DO CADÁVER NO CONTEXTO DO ENSINO DE ANATOMIA”
|
Ana
Carolina Biscalquini Talamoni
|
T11
|
“O
PIBID E A FORMAÇÃO DO LICENCIANDO EM QUÍMICA NA UEL”
|
Enio
de Lorena Stanzani, Marinez Meneghello Passos, Sérgio de Melo
Arruda, Sônia Giancoli Barreto, Fabiele C. Dias Broietti
|
T12
|
“SABERES
DOCENTES E PIBID/UEL MATEMÁTICA”
|
Vanessa
Largo, Sergio de Mello Arruda, Marinez Meneghello Passos, Ana
Márcia Tucci de Carvalho
|
T13
|
“Estratégias
para Ensinar Ciências utilizadas por professores das séries
iniciais em formação em serviço”
|
Thaís
Gimenez da Silva Augusto, Ivan Amorosino do Amaral
|
T14
|
“O
USO DE ANALOGIAS NA PRÁTICA DOCENTE DOS ESTAGIÁRIOS EM
CIÊNCIAS”
|
Maria
Eloisa Farias, Janaína Dias Godinho, Tania Renata Prochnow
|
T15
|
“EVOLUÇÃO
BIOLÓGICA: CONCEOPÇÕES DE GRADUANDOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DE
UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA PARANAENSE.”
|
Eloiza
Muniz Capparros, Ana Tiyomi Obara
|
T16
|
“A
CIÊNCIA NO COTIDIANO: APROXIMANDO UNIVERSIDADE E ESCOLAS DE
EDUCAÇÃO BÁSICA”
|
Daniela
Frigo Ferraz, Fernanda Aparecida Meglhioratti, André Luis de
Oliveira, Anelize Queiroz Amaral, Juliana Moreira Prudente de
Oliveira, Alana Kramer Muxfeldt , Dayane Harmel, Kassiana da Silva
Miguel, Amanda Dudczak
|
T17
|
“A
PROBLEMATIZAÇÃO E A PRÁTICA EDUCACIONAL DE PROFESSORES DE
BIOLOGIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES”
|
Maria
Aparecida Honorato, Rejane Aurora Mion
|
T18
|
“O
EDUCAR PELA PESQUISA I: NA FORMAÇÃO DE ALUNAS PROFESSORAS DE
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS”
|
Max
Tsunada, Carolina Moreira Santos, Cristiano Rodeski Pires, Cláudia
Luciani Klein, Roque Ismael da Costa Güllich
|
T19
|
“CONHECIMENTOS
SOBRE ALUNOS DA EJA: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES PARA A PRODUÇÃO DE
AULAS DE CIÊNCIAS”
|
Marli
Dallagnol Frison, Marcelo Vielmo Afonso, Jaqueline Vianna
|
T20
|
“FORMAÇÃO
INICIAL DE PROFESSORES: EDUCAÇÃO EM CIÊNCIA PARA SURDOS”
|
Patrícia
Faria Pereira, Ana Luisa Borba Gediel, Sthéfani Loti Paiva Lima,
Karina Garcia Alves, Vitor Ferreira Daher, Hugo Luiz Gonzaga
Honório, Victor Pereira
|
T21
|
“OS
CONHECIMENTOS EM BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE”
|
ARNILDO
KORB, Daiane Cristina Teixeira, Renata Mendonça Rodrigues
|
T22
|
“LIMITES
E POSSIBILIDADES DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE
PROFESSORES”
|
Taitiâny
Kárita Bonzanini, Fernando Bastos
|
T23
|
“ANÁLISE
SOBRE UM PROCESSO FORMATIVO DE UMA PROFESSORA DE QUÍMICA EM
FORMAÇÃO INICIAL”
|
Jaqueline
Vianna, Marli
Dallagnol Frison
|
T24
|
“CONSIDERAÇÕES
SOBRE DIFICULDADES ENFRENTADAS POR PROFESSORES DE CIÊNCIAS E
MATEMÁTICA EM SEU COTIDIANO DE TRABALHO”
|
Fernando
Bastos, Eliane Cerdas Labarce, João Mianutti, Taitiâny Kárita
Bonzanini, Roberto Nardi
|
T25
|
“A
BIOLOGIA E A HISTÓRIA DA DISCIPLINA ENSINO DE CIÊNCIAS NA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES - REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO
CIENTÍFICA NO BRASIL”
|
Néli
Suzana Britto
|
T26
|
“ATIVIDADES
DE LEITURA: UM ESTUDO COM FUTUROS PROFESSORES DE FÍSICA”
|
Luiz
Gustavo Pampu, Odisséa Boaventura de Oliveira
|
T27
|
“O
LIVRO DIDÁTICO E O ENSINO DE CIÊNCIAS II: SOBRE O CURRÍCULO
ESCOLAR”
|
Janice
Silvana Novakowski Kierepka, Kamila Maria Rudek, Roque Ismael da
Costa Güllich, Érica do Espírito Santo Hermel
|
T28
|
“ENSINO
DE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA: RELAÇÕES ENTRE O CONHECIMENTO E AS
FORMAÇÕES IMAGINÁRIAS”
|
Leandro
Siqueira Palcha, Odisséa
Boaventura de Oliveira
|
T29
|
“EXPECTATIVAS
E APRENDIZADO NAS AULAS DE CIÊNCIAS: SEGUNDO OS ALUNOS DE UMA 5ª
SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL”
|
Geodeli
Adelita Penz Corrêa, Maria Cristina Pansera de Araújo
|
T30
|
“PRÁTICA
PEDAGÓGICA COMO COMPONENTE CURRICULAR: UMA AVALIAÇÃO DOS ALUNOS
DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFSC”
|
Thais
Gabriella Reinert da Silva, Leandro Duso
|
T31
|
“ENTRE
DISCURSO Y LA PRÁCTICA; LA EXPERIMENTACIÓN EN LA ENSEÑANZA
PRIMARIA DE CIENCIAS”
|
Tamini
Wyzykowski, Roque Ismael da Costa Güllich,
Maria Cristina Pansera-de-Araújo
|
T32
|
“PERCEPÇÃO
DE DOCENTES SOBRE SUA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO EM CIÊNCIAS NA
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS”
|
Maira
Vanessa Bär, Tatiane Staub, Dulce Maria Strieder, Vilmar Malacarne
|
T33
|
“UM
ESTUDO DE CASO SOBRE O USO DE ANALOGIAS POR DOCENTES DE LICENCIATURA
EM BIOLOGIA: CONSIDERAÇÕES INICIAIS”
|
Isabel
Cristina Higino Santana, Claudia Christina Bravo de Sá Carneiro
|
T34
|
“AS
INTERAÇÕES DISCURSIVAS ENTRE PROFESSORES DE FÍSICA EM UM GRUPO DE
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES SOBRE A TEMÁTICA TEORIA DA
RELATIVIDADE”
|
João
Ricardo Neves da Silva, Moacir Pereira de Souza Filho,
Ana Maria Osorio Araya, Alex
Lino, Paula Mesquita Melques
|
T35
|
“A
CONCEITUALIZAÇÃO EM BIOLOGIA NAS SITUAÇÕES DE ESTUDO DO 1º ANO DO
ENSINO MÉDIO MEDIADA PELA INTERAÇÃO UNIVERSIDADE-ESCOLA”
|
Franciele
Kollas, Lidiane Maria Guerin, Maria Cristina Pansera de Araújo
|
T36
|
“PROPOSIÇÃO
DE CRITÉRIOS PARA ANÁLISE DO CONTEÚDO DE PARASITOSES NOS LIVROS
DIDÁTICOS UTILIZADOS NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE
FLORIANÓPOLIS- SC, BRASIL”
|
Elisa
Margarita Orlandi, Adriana
Mohr
|
T37
|
“ESTUDO
DO IMPACTO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NAS CONCEPÇÕES DE
CIÊNCIA E MEIO AMBIENTE ENTRE ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE
SANTA MARIA (UFSM, RS)”
|
Keiciane
Canabarro Drehmer, Luiz Caldeira Brant de Tolentino Neto
|
T38
|
“PERCEPÇÕES
DOS LICENCIANDOS EM ESTÁGIO DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: II. ESCOLHA
DO CURSO E EXPECTATIVAS DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL”
|
Rúbia
Emmel; Maria Cristina Pansera-de-Araújo
|
T39
|
“CONCEPÇÕES
SOBRE A ATIVIDADE DOCENTE DE UMA PROFESSORA UNIVERSITÁRIA DE
CONTEÚDOS ESPECÍFICOS”
|
Welton
Yudi Oda
|
T40
|
“INTERAÇÕES
DISCURSIVAS ENTRE PROFESSORES DE BIOLOGIA NUM GRUPO DE TRABALHO EM
REDE (GTR)”
|
Kleine
Karol Assis, Orliney Maciel Guimarães,
Jackson Gois da Silva
|
T41
|
“AS
PERCEPÇÕES DE ACADÊMICOS DA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
QUANTO A CONTRIBUIÇÃO DE UM PROJETO DE PESQUISA E EXTENSÃO PARA SUA
FORMAÇÃO”
|
Bárbara
Grace Tobaldini, Eduarda Maria Schneider, Lourdes Aparecida Della
Justina, Daniela Frigo Ferraz, Fernanda Aparecida Meghlioratti
|
T42
|
“A
RELAÇÃO INTERDISCIPLINAR ENTRE MATEMÁTICA E ARTE NA PRODUÇÃO DE
CONHECIMENTOS”
|
Lucimar
Donizete Gusmão
|
T43
|
“A
CARÊNCIA DA REFLEXÃO EPISTEMOLÓGICA NAS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS
DOS PROFESSORES DE QUÍMICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA”
|
Jaqueline
Ritter-Pereira, Otavio Aloisio Maldaner
|
T44
|
“O
ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS: CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA E
ENSINO DE CIÊNCIAS DE PROFESSORAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO NO
MUNICÍPIO DE GASPAR (SC)”
|
Daniela
da Rosa Costa, Edson Schroeder
|
T45
|
“REFLEXÕES
SOBRE UMA EXPERIÊNCIA NA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA COM ALUNOS DOS
ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL”
|
Zenaide
de Fátima Dante Correia Rocha, Elisabeth Barolli
|
T46
|
“A
ESTRUTURAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS DO
ENSINO FUNDAMENTAL: O CASO DE CASCAVEL-PR”
|
Alexandre
Scheifele, Daniela Frigo Ferraz, Dulce Maria Strieder
|