COMUNICAÇÃO ORAL                                                        


                   





HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

 

Total de trabalhos: 11

TRABALHO

TÍTULO

AUTORES

T214

“PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE BIOLOGIA EM RELAÇÃO AOS DESAFIOS DO ENSINO DE INTERAÇÃO E EXPRESSÃO GÊNICA” 

 

Thais Benetti de Oliveira,  Eduarda Maria Schneider , Fernanda Aparecida Meglhioratti , Ana Maria de Andrade Caldeira, Mariana A. Bologna de Andrade Soares

T215

“O CONCEITO DE GENE COMO OBSTÁCULO PEDAGÓGICO: REPERCUSSÕES NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE GENÉTICA ESCOLAR”

 

Lúcio Ely Ribeiro Silvério, Sylvia Regina Pedrosa Maestrelli

 

T216

“CONTROVÉRSIAS CIENTÍFICAS COMO RECURSO PARA DISCUTIR O PAPEL DA SUBJETIVIDADE NA CIÊNCIA”

 

João Paulo Di Monaco Durbano, Eduardo Crevelário de Carvalho,  Maria Elice Brzezinski Prestes

 

T217

“A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO TRILHADA PELAS PESQUISAS DA GENÉTICA BIOMOLECULAR: QUAIS VALORES CIENTÍFICOS TRANSITAM OS DISCURSOS DE PROFESSORES-PESQUISADORES?”

 

Fernanda Peres Ramos,  Marcos Cesar Danhoni Neves, Maria Júlia Corazza

 

T218

“A CONTRIBUIÇÃO DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE HEREDITARIEDADE PELOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO”

 

Vanessa Daiana Pedrancini, Maria Júlia Corazza,  Ana Lúcia Olivo Rosas Moreira, Terezinha Bellanda Galuch

T219

“A HISTÓRIA DA CIÊNCIA NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE INÉRCIA: A MECÂNICA ARISTOTÉLICA E AS CONCEPÇÕES ESPONTÂNEAS DE MOVIMENTO”

 

Laurielza Christinne Barros da Silva,

T220

ANÁLISE DA DISPOSIÇÃO DAS INFORMAÇÕES ACERCA DA HISTÓRIA DA GENÉTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS APROVADOS NO PNLEM-2007”

, 

Fabricio Barbosa Bittencourt,  Maria Elice Brzezinski Prestes

T221

“A HISTORIOGRAFIA DOS EXPERIMENTOS DE MENDEL E SEUS PROBLEMAS PARA O ENSINO”

 

Fernando Gianetti Fiorin,  Marcos Rodrigues da Silva, Viviane Loiola da Visitação

T222

“EPISTEMOLOGIA DO CONHECIMENTO BIOLÓGICO EM DIFERENTES ABORDAGENS: REFLEXÕES SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES SEMÂNTICAS E AXIOMÁTICAS”

 

Márcio Akio Ohira,  Lucken Bueno Lucas,

Irinéa de Lourdes Batista

 

T223

“PROPOSTA DE APROXIMAÇÃO ENTRE A EVO-DEVO E A TEORIA DA CONSTRUÇÃO DO NICHO: PERSPECTIVA HISTÓRICO-EPISTEMOLÓGICA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA”

 

André Luis Corrêa, Patrícia da Silva Nunes,

Ana Maria de Andrade Caldeira, Osmar Cavassan 

T224

HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE BIOLOGIA: A CRONOBIOLOGIA E O ESTUDO DO "SONO DAS PLANTAS"

 

Maria de Fátima Neves Sandrin, Eduardo Adolfo Terrazzan