COMUNICAÇÃO ORAL                                                        

                   





PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

 

Total de trabalhos: 22

TRABALHO

TÍTULO

AUTORES

T141

“RELAÇÕES ESTRUTURAIS E DIMENSIONAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS STRUCTURAL AND DIMENSIONAL RELATIONS ON SCIENCE EDUCATION”

 

Thiago Vidotto , Josiane Aniele Scarpassa, Vera Lucia Bahl de Oliveira

T142

“O EXPERIMENTO INVESTIGATIVO E AS REPRESENTAÇÕES DE ALUNOS DE ENSINO MÉDIO COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O LEVANTAMENTO E ANÁLISE DE OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS”

 

Silvia Regina Quijadas Aro Zuliani, Rodrigo José Cristiano Gazola, Carlos Henrique Bocanegra, Daiane Dos Santos Martins, Denise Fernandes de Mello

T143

“O ENSINO DOS TEMAS “ORIGEM DA VIDA” E “EVOLUÇÃO BIOLÓGICA” NOS ENCONTROS ‘PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA’ – EPEB (1984-2006)”

 

Mário Cézar Amorim de Oliveira, Vivian Leyser

T144

“PERCEPÇÕES DE CIÊNCIAS APRESENTADAS POR CRIANÇAS DE 8 A 11ANOS LEVANTADAS EM UM AMBIENTE DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL”

 

Daiane dos Santos Martins, Aline Agnelo Jango, Carlos Henrique Bocanegra, Denise Fernandes de Mello, Rodrigo José Cristiano Gazola, Silvia Regina Quijadas Aro Zuliani

T145

“CONCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE TEMAS QUE FAZEM PARTE OU INFLUENCIAM O APRENDIZADO DE ECOLOGIA”

 

Guilherme dos Santos Machado,  Pedro Ferreira Rio,  Gerlinde Agate Platais Brasil Teixeira

 

T146

“A GENÉTICA QUANTITATIVA E OS LIVROS DIDÁTICOS BRASILEIROS”

 

Arianne Francielle Silva Brão,  Ana Silvia Lapenta

T147

“ATIVIDADES DIDÁTICAS EXPERIMENTAIS EM OBRAS DIDÁTICAS DE BIOLOGIA DO PNLEM”

 

Larissa Zancan Rodrigues, Eduardo Adolfo Terrazzan

 

T148

“CONHECIMENTOS PRÉVIOS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE REPRODUÇÃO HUMANA”

 

Josiane da Silva Quirino,  Vera Lúcia Bahl de Oliveira

T149

“A PERCEPÇÃO DO PROFESSOR DE ENSINO MÉDIO, QUANTO À MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS EM SALA DE AULA”

 

GEISA PERCIO DO PRADO, Renata Mendonça Rodrigues, Manuela Gazzoni dos Passos

T150

“UMA ANÁLISE DA MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS NA CONSTRUÇÃO DE EXPERIMENTOS DE FÍSICA”

 

Aguinaldo Capeletti Moura, Washington Luiz Pacheco de Carvalho

T151

“RELAÇÃO DE “IMBRICAÇÃO DO EU” COM O APRENDER NO ENSINO DE BIOLOGIA POR ATIVIDADES INVESTIGATIVAS”

 

Guilherme Trópia

T152

“ENSINO DE BIOLOGIA: A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E A FORMAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS”

 

Fúlvia Eloá Maricato, Marielly Cristina Pierangeli, Natalia Gomes Fernandes, Lana Cristina Fazoli, Dulcinéia Ester Pagani Gianotto, Maria Júlia Corazza

 

T153

“ATIVIDADES CULTURAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: INVESTIGANDO OS PERIÓDICOS DA ÁREA”

 

Bárbara Yuri Katahira, Odisséa Boaventura de Oliveira

T154

“PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: OBJETIVOS, CONHECIMENTO E AÇÃO DOCENTE”

 

Roselene Ferreira Sousa, Claudia Christina Bravo e Sá Carneiro

 

T155

“O QUE SIGNIFICA SER UM BOM PROFESSOR NO ENSINO FUNDAMENTAL PARA ESTUDANTES DA QUINTA SÉRIE”

 

Taíse Silveira dos Santos, Caroline Ester Winck

T156

“A TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS NO ESTUDO DA ORIGEM DO UNIVERSO E DA VIDA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO”

 

Karen Cavalcanti Tauceda, Vladimir Magdaleno Nunes,  José Cláudio Del Pino

T157

“CLUBES DE CIÊNCIAS: CONTRIBUIÇÕES PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL ENSINO DE BLUMENAU – SC”

 

Celso Menezes,  Edson Schroeder

 

T158

“O ENREDO DA EXPERIMENTAÇÃO NO LIVRO DIDÁTICO: CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS OU REPRODUÇÃO DE TEORIAS E VERDADES CIENTÍFICAS?”

 

Roque Ismael da Costa Güllich, Lenice Heloisa de Arruda Silva,

 

T159

“DISCURSOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS”

 

Helena Rivelli, Márcio Silveira Lemgruber

T160

“A EXPERIMENTAÇÃO NA APRENDIZAGEM DE LICENCIADOS EM FÍSICA, NA CASA DA FÍSICA”

 

Antônio Rizonaldo Lima de Oliveira, Gabriel Rodrigues do Nascimento, José Pedro Cordeiro

 

T161

“ANÁLISE DO ENREDO DE UM GRUPO DE LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS”

 

Emily Soares Pereira, Joseana Stecca Farezim-Knapp, Roque Ismael da Costa Guillich

 

T162

“A DIMENSÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO ENSINO-APRENDIZAGEM: AVALIAÇÃO DO JOGO DIDÁTICO NAS AULAS DE CIÊNCIAS”

 

Grazielle Zeni, Angélica Gois Muller Morales