COMUNICAÇÃO ORAL                                                        
 

                   





FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

 

Total de trabalhos: 46


TRABALHO

TÍTULO

AUTORES

T01

“A PRODUÇÃO DE TEXTOS POR ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS COMO SUBSIDIO PARA EDUCAÇÃO BÁSICA”

 

Maria Cristina Pansera de Araújo, Mara Lisiane Tissot-Squalli

T02

“O uso de animais não-humanos em exoerimentação laboratorial”

 

Tais Lazzari Konflanz, Maria Francisca Ribas Avancini, Neusa Maria John Scheid

T03

“Odiálogo entre os documentos oficiais e um currículo da formação de professores em ciências biológicas”

 

Patricia Caldeira Tolentino, Ademir José Rosso

 

T04

“UMA ANÁLISE SOBRE AS PERCEPÇÕES PRÉVIAS DE UM ACADÊMICO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MEDIANTE O ESTÁGIO E A OPÇÃO PELA LICENCIATURA”

 

Virginia Iara de Andrade Maistro, Sergio de Mello Arruda

T05

“GÊNERO FEMININO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E MATEMÁTICA NO BRASIL”

Irinéa de Lourdes Batista, Aszuen Tsuyako do Carmo Torejani, Bettina Heerdt, Lucken Bueno Lucas, Maria Lúcia Corrêa, Vinícius Colussi Bastos

T06

“SABERES DOCENTES EM UM MODELO FORMATIVO ALTERNATIVO”

  

Giuliana Gionna Olivi Paredes, Christiane Gioppo Marques da Cruz

T07

“FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES - UM PROJETO PILOTO DE OBSERVAÇÃO DA REALIDADE DE SÃO VICENTE DO SUL” 

 

Geizon Oliveira da Silveira, Daiane Valente Valente, Simone Medianeira Franzin

T08

“ESTRUTURA CURRICULAR DOS CURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – LICENCIATURA NO ESTADO DO PARANÁ: DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS” 

Pollyanna Gracy Wronski, Celso Aparecido Polinarski,

T09

“UM ENSAIO SOBRE CONCEPÇÕES EPISTEMOLÓGICAS DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA E SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS”

 

Igor Antonio Costa, Ana Isabel Sobreiro, Fabiano Antunes

 

T10

“AS PERCEPÇÕES DO CADÁVER NO CONTEXTO DO ENSINO DE ANATOMIA”

 

Ana Carolina Biscalquini Talamoni

 

T11

“O PIBID E A FORMAÇÃO DO LICENCIANDO EM QUÍMICA NA UEL”

 

Enio de Lorena Stanzani, Marinez Meneghello Passos, Sérgio de Melo Arruda, Sônia Giancoli Barreto, Fabiele C. Dias Broietti

T12

“SABERES DOCENTES E PIBID/UEL MATEMÁTICA”

 

Vanessa Largo, Sergio de Mello Arruda, Marinez Meneghello Passos, Ana Márcia Tucci de Carvalho

 

T13

“Estratégias para Ensinar Ciências utilizadas por professores das séries iniciais em formação em serviço”

 

Thaís Gimenez da Silva Augusto, Ivan Amorosino do Amaral

T14

“O USO DE ANALOGIAS NA PRÁTICA DOCENTE DOS ESTAGIÁRIOS EM CIÊNCIAS”

 

Maria Eloisa Farias, Janaína Dias Godinho, Tania Renata Prochnow

T15

“EVOLUÇÃO BIOLÓGICA: CONCEOPÇÕES DE GRADUANDOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA PARANAENSE.”

 

Eloiza Muniz Capparros, Ana Tiyomi Obara

 

T16

“A CIÊNCIA NO COTIDIANO: APROXIMANDO UNIVERSIDADE E ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA”

Daniela Frigo Ferraz, Fernanda Aparecida Meglhioratti, André Luis de Oliveira, Anelize Queiroz Amaral, Juliana Moreira Prudente de Oliveira, Alana Kramer Muxfeldt , Dayane Harmel, Kassiana da Silva Miguel,  Amanda Dudczak

T17

“A PROBLEMATIZAÇÃO E A PRÁTICA EDUCACIONAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES”

 

Maria Aparecida Honorato, Rejane Aurora Mion

T18

“O EDUCAR PELA PESQUISA I: NA FORMAÇÃO DE ALUNAS PROFESSORAS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS”  

 

Max Tsunada, Carolina Moreira Santos, Cristiano Rodeski Pires, Cláudia Luciani Klein, Roque Ismael da Costa Güllich  

T19

“CONHECIMENTOS SOBRE ALUNOS DA EJA: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES PARA A PRODUÇÃO DE AULAS DE CIÊNCIAS”

 

Marli Dallagnol Frison, Marcelo Vielmo Afonso, Jaqueline Vianna

T20

“FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: EDUCAÇÃO EM CIÊNCIA PARA SURDOS”

 

Patrícia Faria Pereira, Ana Luisa Borba Gediel, Sthéfani Loti Paiva Lima, Karina Garcia Alves, Vitor Ferreira Daher, Hugo Luiz Gonzaga Honório, Victor Pereira

T21

“OS CONHECIMENTOS EM BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE”

 

ARNILDO KORB, Daiane Cristina Teixeira, Renata Mendonça Rodrigues

T22

“LIMITES E POSSIBILIDADES DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES”

 

Taitiâny Kárita Bonzanini, Fernando Bastos

 

T23

“ANÁLISE SOBRE UM PROCESSO FORMATIVO DE UMA PROFESSORA DE QUÍMICA EM FORMAÇÃO INICIAL”

 

Jaqueline Vianna, Marli Dallagnol Frison

T24

“CONSIDERAÇÕES SOBRE DIFICULDADES ENFRENTADAS POR PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA EM SEU COTIDIANO DE TRABALHO”

 

Fernando Bastos, Eliane Cerdas Labarce, João Mianutti, Taitiâny Kárita Bonzanini, Roberto Nardi

T25

“A BIOLOGIA E A HISTÓRIA DA DISCIPLINA ENSINO DE CIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES - REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NO BRASIL”

 

Néli Suzana Britto

 

T26

“ATIVIDADES DE LEITURA: UM ESTUDO COM FUTUROS PROFESSORES DE FÍSICA”

 

Luiz Gustavo Pampu, Odisséa Boaventura de Oliveira

T27

“O LIVRO DIDÁTICO E O ENSINO DE CIÊNCIAS II: SOBRE O CURRÍCULO ESCOLAR”  

Janice Silvana Novakowski Kierepka, Kamila Maria Rudek, Roque Ismael da Costa Güllich, Érica do Espírito Santo Hermel

T28

“ENSINO DE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA: RELAÇÕES ENTRE O CONHECIMENTO E AS FORMAÇÕES IMAGINÁRIAS”

 

Leandro Siqueira Palcha,  Odisséa Boaventura de Oliveira

T29

“EXPECTATIVAS E APRENDIZADO NAS AULAS DE CIÊNCIAS: SEGUNDO OS ALUNOS DE UMA 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL”

 

Geodeli Adelita Penz Corrêa, Maria Cristina Pansera de Araújo

 

T30

“PRÁTICA PEDAGÓGICA COMO COMPONENTE CURRICULAR: UMA AVALIAÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFSC”

 

Thais Gabriella Reinert da Silva, Leandro Duso

T31

“ENTRE DISCURSO Y LA PRÁCTICA; LA EXPERIMENTACIÓN EN LA ENSEÑANZA PRIMARIA DE CIENCIAS”

 

Tamini Wyzykowski, Roque Ismael da Costa Güllich,  Maria Cristina Pansera-de-Araújo

 

T32

“PERCEPÇÃO DE DOCENTES SOBRE SUA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO EM CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS”

 

Maira Vanessa Bär, Tatiane Staub, Dulce Maria Strieder, Vilmar Malacarne

 

T33

“UM ESTUDO DE CASO SOBRE O USO DE ANALOGIAS POR DOCENTES DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA: CONSIDERAÇÕES INICIAIS”

 

Isabel Cristina Higino Santana, Claudia Christina Bravo de Sá Carneiro

T34

“AS INTERAÇÕES DISCURSIVAS ENTRE PROFESSORES DE FÍSICA EM UM GRUPO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES SOBRE A TEMÁTICA TEORIA DA RELATIVIDADE”

 

João Ricardo Neves da Silva, Moacir Pereira de Souza Filho,  Ana Maria Osorio Araya,  Alex Lino,  Paula Mesquita Melques

T35

“A CONCEITUALIZAÇÃO EM BIOLOGIA NAS SITUAÇÕES DE ESTUDO DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO MEDIADA PELA INTERAÇÃO UNIVERSIDADE-ESCOLA”

 

Franciele Kollas, Lidiane Maria Guerin, Maria Cristina Pansera de Araújo

T36

“PROPOSIÇÃO DE CRITÉRIOS PARA ANÁLISE DO CONTEÚDO DE PARASITOSES NOS LIVROS DIDÁTICOS UTILIZADOS NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE FLORIANÓPOLIS- SC, BRASIL”

 

Elisa Margarita Orlandi, Adriana Mohr

T37

“ESTUDO DO IMPACTO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NAS CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA E MEIO AMBIENTE ENTRE ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM, RS)”

 

Keiciane Canabarro Drehmer, Luiz Caldeira Brant de Tolentino Neto

T38

“PERCEPÇÕES DOS LICENCIANDOS EM ESTÁGIO DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: II. ESCOLHA DO CURSO E EXPECTATIVAS DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL”

   

Rúbia Emmel; Maria Cristina Pansera-de-Araújo

T39

“CONCEPÇÕES SOBRE A ATIVIDADE DOCENTE DE UMA PROFESSORA UNIVERSITÁRIA DE CONTEÚDOS ESPECÍFICOS”

 

Welton Yudi Oda

T40

“INTERAÇÕES DISCURSIVAS ENTRE PROFESSORES DE BIOLOGIA NUM GRUPO DE TRABALHO EM REDE (GTR)”

 

Kleine Karol Assis, Orliney Maciel Guimarães,  Jackson Gois da Silva

T41

“AS PERCEPÇÕES DE ACADÊMICOS DA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS QUANTO A CONTRIBUIÇÃO DE UM PROJETO DE PESQUISA E EXTENSÃO PARA SUA FORMAÇÃO”

 

Bárbara Grace Tobaldini, Eduarda Maria Schneider, Lourdes Aparecida Della Justina, Daniela Frigo Ferraz, Fernanda Aparecida Meghlioratti

T42

“A RELAÇÃO INTERDISCIPLINAR ENTRE MATEMÁTICA E ARTE NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS”

 

Lucimar Donizete Gusmão

T43

“A CARÊNCIA DA REFLEXÃO EPISTEMOLÓGICA NAS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOS PROFESSORES DE QUÍMICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA”

 

Jaqueline Ritter-Pereira, Otavio Aloisio Maldaner

T44

“O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS: CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA E ENSINO DE CIÊNCIAS DE PROFESSORAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE GASPAR (SC)”

 

Daniela da Rosa Costa, Edson Schroeder

T45

“REFLEXÕES SOBRE UMA EXPERIÊNCIA NA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA COM ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL”

Zenaide de Fátima Dante Correia Rocha, Elisabeth Barolli

T46

“A ESTRUTURAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O CASO DE CASCAVEL-PR”

 

Alexandre Scheifele, Daniela Frigo Ferraz, Dulce Maria Strieder