COMUNICAÇÃO
ORAL

DESENVOLVIMENTO
DE ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
Total
de trabalhos: 22
TRABALHO
|
TÍTULO
|
AUTORES
|
T79
|
“A
IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
NA CONCEPÇÃO DE PROFESORES”
|
Rosangela Araujo
Xavier Fujii, Vanessa Daiana Pedracini
|
T80
|
“Vida
e Morte dos Linfócitos – um jogo para o Ensino de Imunogenética”
|
Luis Felipe Cunha dos
Santos, Claudia Marcia Borges Barreto, Gerlinde Agate Platais Brasil
Teixeira
|
T81
|
“O
RPG Como Ferramenta para Ensino da Gestão Ambiental”
|
Marina Gomes Drehmer,
Rafael Vitame Kauano, Gabriela Barletta da Silva, Christiane Gioppo
Marques da Cruz, Caroline Ribeiro,
|
T82
|
“CONHECIMENTOS
PRÉVIOS DE ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO SOBRE ESTRUTURA
DE ECOSSISTEMA”
|
Vitor Pereira Gomes,
Neuilda Rodrigues Vieira dos Santos, Gerlinde Agate Platais Brasil
Teixeira
|
T83
|
“ENSINO
DE FÍSICA MODERNA: A PRÁTICA DE UM PROFESSOR EM FORMAÇÃO COMO
CONSTITUIÇÃO DE ATIVIDADE”
|
Luis Eduardo Birello Arenghi, Lizete Maria
Orquiza de Carvalho, Adriana Bortoletto
|
T84
|
“SAIBA
MAIS: ENSINANDO CIÊNCIAS COM A TURMA DA MÔNICA”
|
Adriana Couto Pereira Rocha, Vergínia
Mello Perin Andriola
|
T85
|
“RPG
E CICLO DE APRENDIZAGEM 5E: ENTRELAÇAMENTOS PRELIMINARES”
|
Adriano
Targa Dias Santos, Andressa Paim, Madson Campos, Micheli Pecharki,
Wagner Warren Prochmann, Christiane Gioppo Marques da Cruz
|
T86
|
“A
INTERDISCIPLIANRIDADE E A CONTEXTUALIZAÇÃO NA SITUAÇÃO DE ESTUDO
“NO ESCURO TODOS OS GATOS SÃO PARDOS””
|
Marcelaine
François Malhbrinck, Valdenar da Rosa Gonçalves, Maria Cristina
Pansera de Araujo
|
T87
|
“O
ENSINO DE QUÍMICA PARA OS SURDOS: A RELEVÂNCIA DOS ASPECTOS VISUAIS”
|
Karina
Garcia Alves, Ana Luísa Borba Gediel, Patrícia Pereira Faria, Sthefani
Loti, Vitor Daher, Hugo Honório, Victor Pereira
|
T88
|
“A
IMPORTÂNCIA DE ATIVIDADES DIVERSIFICADAS EM RELAÇÃO A FORMAÇÃO DE
PROFESSORES: UMA ANÁLISE A PARTIR DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO”
|
Lauren
Rumpel Teixeira, Paola Flores Sturza, Leonardo Peres Severo, Simone
Medianeira Franzin
|
T89
|
“Novos
Dispositivos Educacionais: o RPG como Estratégia de Ensino”
|
Alejandro
Sionek, Daniela Sartori Soares, Halanna de Paula Riedi
|
T90
|
“ENSINO
DE NOMENCLATURA ZOOLÓGICA: A UTILIZAÇÃO DE UM FOLDER COM TERMOS
GREGOS E LATINOS”
|
Rafael
Gustavo Rigolon, Pablo Aaron Godinho Ferreira dos Santos, Renato Neves
Feio, Jorge Abdala Dergam dos Santos
|
T91
|
“EXPERIMENTAÇÃO
NO ENSINO DE CIÊNCIAS: O QUE DIZEM AS PESQUISAS?”
|
Michelle Bocchi Gonçalves, Odissea
Boaventura de Oliveira
|
T92
|
“CONSTRUÇÃO
E APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE EVOLUÇÃO
BIOLÓGICA, SEGUNDO APORTES AXIOLÓGICOS E EPISTEMOLÓGICOS DA
BIOLOGIA”
|
Lucken
Bueno Lucas, Irinéa de Lourdes Batista
|
T93
|
“A
CONSTRUÇÃO CONCEITUAL SOBRE FOTOSSÍNTESE MEDIANTE A UTILIZAÇÃO DE
UMA PRÁTICA INVESTIGATIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL”
|
Flávia
Patricia Farias de Lima, Fernanda Aparecida Meglhioratti, André Luis de
Oliveira
|
T94
|
““CAMINHOS
DA DIGESTÃO”: AVALIANDO
O IMPACTO DA APRENDIZAGEM POR MEIO DE UMA ATIVIDADE LÚDICA”
|
Nathalia Anciães de Sá, Janilda Pacheco
da Costa, Claudia Maria de Oliveira Sordillo, Gerlinde Agate Platais
Brasil Teixeira
|
T95
|
“O
BOLETIM DE LEITURA ORIENTADA DO PROJETO LER E PENSAR: O USO DO JORNAL
COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS”
|
Letícia
Aparecida da Silva, Nelissa Pacheco Vaz, Nicole Glock Maceno, Orliney
Maciel Guimarães
|
T96
|
“AS
DISCIPLINAS DE GENÉTICA DA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E
SUAS RELAÇÕES COM O CONTEÚDO EXPRESSO NOS LIVROS DIDÁTICOS DO
ENSINO MÉDIO”
|
Tatiane
Zimmer Kuhn, Maria Cristina Pansera de Araujo
|
T97
|
“ILHAS
INTERDISCIPLINARES DE RACIONALIDADE: UMA PROPOSTA PARA O ESTUDO DA
SEXUALIDADE HUMANA NO ENSINO MÉDIO”
|
Ana Maria
Quinoto Imhof, Edson Schroeder
|
T98
|
“ANÁLISE
DO QUESTIONÁRIO ROSE APLICADO NO BRASIL E NA LETÔNIA”
|
Daiane Schio Pagliarini, Luciani
Figueiredo Santin, Evandro Bolzan
|
T99
|
“ANÁLISE
DO CONTEÚDO DE EMBRIOLOGIA NO LIVRO DIDÁTICO PRODUZIDO NO
TIMOR-LESTE PELA COOPERAÇÃO BRASILEIRA EM 2008”
|
Patrícia
Coutinho Aguiar, Umberto Euzebio, André Luiz da Costa Moreira
|
T100
|
“O
USO DE SITUAÇÕES PROBLEMA NO ENSINO DA MATEMÁTICA E A ALFABETIZAÇÃO
CINETÍFICA”
|
Aline
Heil, Neide de Mello Aguiar Silva
|
|