MINICURSOS


MC 1 – A CONTRIBUIÇÃO DOS MODELOS CIENTÍFICOS NA ELABORAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E COMPREENSÃO DE TEORIAS CIENTÍFICAS NO CONTEXTO DO ENSINO

MC 2 – A HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO CINEMA: SUBSÍDIOS PARA A APLICAÇÃO NO ENSINO

MC 3 – A UTILIZAÇÃO DOS MAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: DO PLANEJAMENTO DE ENSINO À AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

MC 4 – ABORDAGEM HISTÓRICO–EPISTEMOLÓGICA DO EPISÓDIO A ORIGEM DA VIDA EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA

MC 5 – APRENDIZAGEM CIENTÍFICA INFORMAL 

MC 6 – BIO–ORIENTAÇÃO: PROPOSTA INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE BIOLOGIA

MC 7 – CÍRCULO DE CULTURA COMO METODOLOGIA –  DESENVOLVENDO UMA VISÃO CRÍTICA

MC 8 – COMPOSTAGEM: UM RECURSO DE ENSINO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

MC 9 – CURI, O PINHEIRO–DO–PARANÁ: PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM TEATRO DE FANTOCHES E 5 OFICINAS SOBRE ÁRVORE EM PERIGO DE EXTINÇÃO 

MC 10 – DESMISTIFICANDO A FAUNA BRASILEIRA: UMA ABORDAGEM PARA APLICAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

MC 11 – EDUCAÇÃO PARA A SEXUALIDADE E ENSINO DE CIÊNCIAS: OS NÓS DA ESCOLA NOS FIOS DA CULTURA

MC 12 – ENSINO DE GENÉTICA E TÓPICOS AFINS NO ENSINO MÉDIO: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS

MC 13 – ESCOLA DO MAR: ESPAÇO DE REFLEXAO E APRENDIZAGEM

MC 14 – EVOLUÇÃO EM QUADRINHOS

MC 15 – FEMINISMO E BIOLOGIA: ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS

MC 16 – GENETICANDO A HISTÓRIA

MC 17 – HISTÓRIA DA BIOLOGIA E ENSINO DE BIOLOGIA 

MC 18 – HISTORIANDO A BIOLOGIA E A CONSTRUÇÃO DA CIÊNCIA 

MC 19 – IMAGENS DE AMEAÇA À VIDA: LEITURAS PARA O ANTITABAGISMO 

MC 20 – LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS COM MATERIAIS ALTERNATIVOS E JOGOS EDUCATIVOS

MC 21 – MENINOS E MENINAS: DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS  QUE DESAFIAM O EDUCADOR

MC 23 – NA VANGUARDA DA EDUCAÇÃO: QUANDO A TAREFA ESCOLAR VIRA SINÔNIMO DE CULTURA

MC 24 – O QUE É CIÊNCIA EMERGENTE?

MC 25 – O TEATRO COMO METODOLOGIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESCOLAR

MC 26 – PISA 2006 – RELEVÂNCIA, POTENCIAL E LIMITES PARA A ANÁLISE DO ENSINO DE CIÊNCIAS NO BRASIL

MC 27 – POSSIBILIDADES DE PESQUISA COM O LIVRO DIDÁTICO: INTERFACES DA FORMAÇÃO EM CIÊNCIAS/BIOLOGIA

MC 28 – RELAÇÃO COM O SABER E A ANÁLISE DA AÇÃO DO PROFESSOR EM SALA DE AULA 

MC 29 – SEGURANÇA EM LABORATÓRIOS: EDUCAÇÃO CIENTÍFICA PARA O TRABALHO EXPERIMENTAL

MC 30 – XAMPU SEM SAL: CONSTRUINDO PROPOSTAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA A PARTIR DE ANÚNCIOS COMERCIAIS  DE COSMÉTICOS