COMUNICAÇÃO ORAL                                                        

                   





DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

 

Total de trabalhos: 22


TRABALHO

TÍTULO

AUTORES

T79

“A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA CONCEPÇÃO DE PROFESORES”

 

Rosangela Araujo Xavier Fujii, Vanessa Daiana Pedracini

T80

Vida e Morte dos Linfócitos – um jogo para o Ensino de Imunogenética

 

Luis Felipe Cunha dos Santos, Claudia Marcia Borges Barreto, Gerlinde Agate Platais Brasil Teixeira

T81

O RPG Como Ferramenta para Ensino da Gestão Ambiental

 

Marina Gomes Drehmer, Rafael Vitame Kauano, Gabriela Barletta da Silva, Christiane Gioppo Marques da Cruz, Caroline Ribeiro,

T82

CONHECIMENTOS PRÉVIOS DE ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO SOBRE ESTRUTURA DE ECOSSISTEMA

 

Vitor Pereira Gomes, Neuilda Rodrigues Vieira dos Santos, Gerlinde Agate Platais Brasil Teixeira

T83

ENSINO DE FÍSICA MODERNA: A PRÁTICA DE UM PROFESSOR EM FORMAÇÃO COMO CONSTITUIÇÃO DE ATIVIDADE

 

Luis Eduardo Birello Arenghi, Lizete Maria Orquiza de Carvalho, Adriana Bortoletto

 

T84

SAIBA MAIS: ENSINANDO CIÊNCIAS COM A TURMA DA MÔNICA

 

Adriana Couto Pereira Rocha, Vergínia Mello Perin Andriola

 

T85

RPG E CICLO DE APRENDIZAGEM 5E: ENTRELAÇAMENTOS PRELIMINARES

 

Adriano Targa Dias Santos, Andressa Paim, Madson Campos, Micheli Pecharki, Wagner Warren Prochmann, Christiane Gioppo Marques da Cruz

T86

A INTERDISCIPLIANRIDADE E A CONTEXTUALIZAÇÃO NA SITUAÇÃO DE ESTUDO “NO ESCURO TODOS OS GATOS SÃO PARDOS”

 

Marcelaine François Malhbrinck, Valdenar da Rosa Gonçalves, Maria Cristina Pansera de Araujo

T87

O ENSINO DE QUÍMICA PARA OS SURDOS: A RELEVÂNCIA DOS ASPECTOS VISUAIS

 

Karina Garcia Alves, Ana Luísa Borba Gediel, Patrícia Pereira Faria, Sthefani Loti, Vitor Daher, Hugo Honório, Victor Pereira

T88

A IMPORTÂNCIA DE ATIVIDADES DIVERSIFICADAS EM RELAÇÃO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE A PARTIR DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

 

Lauren Rumpel Teixeira, Paola Flores Sturza, Leonardo Peres Severo, Simone Medianeira Franzin

T89

Novos Dispositivos Educacionais: o RPG como Estratégia de Ensino

 

Alejandro Sionek, Daniela Sartori Soares, Halanna de Paula Riedi

T90

ENSINO DE NOMENCLATURA ZOOLÓGICA: A UTILIZAÇÃO DE UM FOLDER COM TERMOS GREGOS E LATINOS

 

Rafael Gustavo Rigolon, Pablo Aaron Godinho Ferreira dos Santos, Renato Neves Feio, Jorge Abdala Dergam dos Santos

T91

EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: O QUE DIZEM AS PESQUISAS?”

 

Michelle Bocchi Gonçalves, Odissea Boaventura de Oliveira

 

T92

CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA, SEGUNDO APORTES AXIOLÓGICOS E EPISTEMOLÓGICOS DA BIOLOGIA

 

Lucken Bueno Lucas, Irinéa de Lourdes Batista

T93

A CONSTRUÇÃO CONCEITUAL SOBRE FOTOSSÍNTESE MEDIANTE A UTILIZAÇÃO DE UMA PRÁTICA INVESTIGATIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL

 

Flávia Patricia Farias de Lima, Fernanda Aparecida Meglhioratti, André Luis de Oliveira

T94

““CAMINHOS DA DIGESTÃO”: AVALIANDO O IMPACTO DA APRENDIZAGEM POR MEIO DE UMA ATIVIDADE LÚDICA

 

Nathalia Anciães de Sá, Janilda Pacheco da Costa, Claudia Maria de Oliveira Sordillo, Gerlinde Agate Platais Brasil Teixeira

T95

O BOLETIM DE LEITURA ORIENTADA DO PROJETO LER E PENSAR: O USO DO JORNAL COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Letícia Aparecida da Silva, Nelissa Pacheco Vaz, Nicole Glock Maceno, Orliney Maciel Guimarães

T96

AS DISCIPLINAS DE GENÉTICA DA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SUAS RELAÇÕES COM O CONTEÚDO EXPRESSO NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO

 

Tatiane Zimmer Kuhn, Maria Cristina Pansera de Araujo

T97

“ILHAS INTERDISCIPLINARES DE RACIONALIDADE: UMA PROPOSTA PARA O ESTUDO DA SEXUALIDADE HUMANA NO ENSINO MÉDIO

 

Ana Maria Quinoto Imhof, Edson Schroeder

T98

ANÁLISE DO QUESTIONÁRIO ROSE APLICADO NO BRASIL E NA LETÔNIA

 

Daiane Schio Pagliarini, Luciani Figueiredo Santin, Evandro Bolzan

 

T99

ANÁLISE DO CONTEÚDO DE EMBRIOLOGIA NO LIVRO DIDÁTICO PRODUZIDO NO TIMOR-LESTE PELA COOPERAÇÃO BRASILEIRA EM 2008

 

Patrícia Coutinho Aguiar, Umberto Euzebio, André Luiz da Costa Moreira

T100

O USO DE SITUAÇÕES PROBLEMA NO ENSINO DA MATEMÁTICA E A ALFABETIZAÇÃO CINETÍFICA

 

Aline Heil, Neide de Mello Aguiar Silva